Não existe Planeta B

Quem me conhece sabe que sou ambientalista convicta.
Já aqui contei que cresci a ver tudo o que a Jane Goodall fazia pelos animais e como queria ser como ela, já vos contei também que uma visita da Quercus a uma das escolas por onde passei mudou a minha vida, e que talvez esses dois pontos tenham sido uma das bases para me ter tornado no que sou hoje.


Há muitos anos que acho que as alterações climáticas não são um mito, que tudo indicava que estávamos a caminhar para um ponto sem retorno ... mas os que se indignavam como eu eram apelidados de doidos, fundamentalistas, alarmistas e até extremistas ... sim, já ouvi muita coisa ...

Numa altura em que a destruição da Amazónia está em destaque parece que finalmente os mais cépticos começam a abrir os olhos.
As imagens dos povos indígenas a fugir do fogo, os animais carbonizados e sem pedaços ... desculpem, mas se alguém consegue ficar indiferente a isto não deveria pertencer a este mundo !!!
É normal o pulmão do mundo estar a arder há quase 20 dias ?? 😔
Já pensaram em todas as consequências ??
Se os cientistas diziam que o Planeta estava quase a atingir um ponto sem retorno, agora pode ser tarde de mais ... uma catástrofe iminente é o cenário mais provável ...
Nada será como antes ... sem árvores a temperatura vai aumentar ainda mais e não pensem que é "lá longe, não vamos sentir nada aqui".
Já viram os milhares de estudos ? Na mesma rua a temperatura perto de uma árvore quando ronda os 28º chega a atingir quase os 38º onde não existem , sim, na mesma rua ... façam vocês mesmo os testes.
Agora pensem nisto por dentro do pulmão do mundo ...

Infelizmente não é só na Amazónia.
Os fogos na Sibéria são outra calamidade global sem precedentes, foram encontrados plásticos e outras formas de poluição criada pelo homem nas zonas mais profundas dos oceanos, a Islândia perdeu o seu primeiro glaciar e os do Alasca estão a colapsar constantemente, espécies estão a ser extintas a uma velocidade alarmante, doenças por bactérias que se pensavam erradicadas estão a voltar em força por causa de toda a conjuntura. 


"Os países do 3º mundo estão a ser invadidos por lixo dos países do 1º mundo, e é o 1º mundo que vai acabar com tudo" ... a sério que leio coisas destas ???
Quando é que vão perceber que não existe 1º mundo, nem 2º, nem 3º ????
Não existe planeta B !!!!
Existe este e é este que temos de preservar, por eles, por nós, por todos !!!!

Eu não sou hipócrita e sei que é praticamente impossível vivermos de um modo em que seja possível proteger o ambiente a 100%, mas por favor há cada vez mais maneiras de fazermos a nossa parte e tentar lutar um bocadinho mais ...

Não ambiciono um arranha-céus em Nova Iorque, nem coleccionar "coisas", sinto-me feliz numa casinha pequenina à "beira-mar plantada", com um cantinho de coisinhas biológicas semeadas e animais soltos e felizes a correr por lá ... por isso fico triste e angustiada com o rumo da "evolução humana" ...


E foi o meu desabado !!!

Beijinhos 💋
Be happy
Be Kind



Comentários

  1. Infelizmente, temos vindo a tratar muito mal o nosso planeta e as consequência estão aí (e continuarão). Felizmente, a consciência ambiental está a crescer e vão sendo dados passos para a conservação do que é de todos nós. São precisas medidas institucionais, mas cada um de nós tem também um papel fundamental na preservação deste mundo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário