Sim, sou apaixonada por Praga

Desde sempre que sou apaixonada por Praga.
Em miúda vi uma reportagem sobre Praga que nunca me saiu da cabeça, em pré-adolescente quando guardava parte do dinheiro do almoço para comprar revistas de viagens fiquei encantada com uma foto-reportagem da cidade, já com os meus 16 ou 17 anos aprendi a parte menos bonita nas aulas de História, mas isso não me tirou a vontade de um dia passear por lá ... pelo contrário, acho que foi nessa altura que se deu o clique ... tenho de ir a Praga.

Na altura ainda não era a cidade turística que é hoje e quando eu falava em Praga achavam que eu era louca ...

Sempre achei que a primeira vez que fosse a Praga seria sozinha, era assim algo cósmico 😊 que tinha de ser feito ... e assim foi.

Havia um único receio ... as expectativas eras tão altas que tinha medo de ficar desiludida ...

Pelo contrário ... é impossível não amar a cidade.

Sim, sou apaixonada por Praga, a lindíssima capital da República Checa e sou capaz de enumerar 1001 razões para tal.
Calma, vou poupar a vossa leitura e colocar isto de uma maneira geral, assim em três pontos 😁

abellaeomundo solotraveler Praga RepublicaCheca Travel

🏰 A Cidade

Praga é por si só um lugar mágico, quando chegamos à cidade sentimos que fomos transportados para outra época.
A arquitectura gótica, renascentista, românica e barroca leva qualquer um de nós a entrar numa viagem no tempo, e não pensem que é apenas um apontamento pontual, felizmente muitos dos edifícios sobreviveram à terrível história ao longo dos anos e continuam imponentes e lindíssimos por toda a cidade.
As ruas em calçada terminam sempre em algo que nos faz soltar um "uau" seja uma Catedral com torres que lembram os contos de fadas, seja um relógio astronómico (segundo dizem, o mais antigo do mundo ainda em funcionamento) impecavelmente construido ou a fabulosa Ponte Carlos cheia de estátuas pormenorizadas, para mencionar apenas alguns.
Tudo isto com o rio Vltava como companhia que confere ainda mais encanto, seja no Verão com o encanto dos cisnes e dos patinhos, seja no Inverno quando as neblinas matinais parecem criar uma nuvem ainda mais mística ...

💙 A Diversidade

Praga é uma cidade multicultural e os contrastes visíveis fazem com que seja uma cidade capaz de encantar qualquer um.
Do toque Medieval predominante ao toque de modernidade visível nos arranha-céus mais afastados do centro e da cidade velha (felizmente, na minha mera opinião), passando pelos espectáculos e pela comida, para todos os gostos.
Com várias universidades, academias e centros de alta tecnologia não perdeu os traços clássicos que a caracterizam, exemplo disso é a biblioteca barroca do mosteiro de Strahov, perto do castelo (considerada uma das mais bonitas do mundo).
Praga não ficou estagnada no tempo mas também ainda não se converteu ao turismo em massa e às mudanças que isso acarreta, e é isso que faz dela um lugar tão especial.

😊 As Pessoas

Há quem pense que os típicos Checos são pessoas frias ... até podiam ser com tudo o que passaram, com todas as guerras e invasões e regimes arrasadores ... mas não são !!!
São simpáticos, faladores e muito prestáveis, sempre com um sorriso no rosto.
Seja num "Beer Garden" logo pela manhã (sim existem "jardins de cerveja" e estão cheios logo pela manhã), seja num parque junto ao rio ao final da tarde, onde crianças correm felizes com os seus amigos de 4 patas cheios de energia, é praticamente impossível um local não socializar com um estranho, esboçar um sorriso, oferecer um Pivo (cerveja) e partilhar conversas ...

No geral ...
É difícil explicar por palavras ...
É um encanto especial que tem mesmo de ser vivido e por acaso não conheço ninguém que tenha visitado Praga e tenha ficado desiludido 😊

Já visitaram ?

Boas viagens.
Beijinhos e muitas fofurices 💋


Comentários

  1. Bom dia, nunca fui a Praga mas adorava, talvez um dia... o que me chama mais à atenção é a arquitectura, eu gosto muito de cidades com história, deve ser lindíssimo!

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fedra, obviamente que sou super suspeita e que vou sempre dizer bem de Praga :) Mas é mesmo um sitio para visitar pelo menos uma vez na vida, não se vai arrepender.
      Beijinhos e boas viagens :)

      Eliminar
  2. Bonita cidade que eu gostava de conhecer e poder apreciar a sua riquesa e historia. Quem sabe um dia,até lá vou conhecendo pelo testemunho de quem já foi :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade mágica Carla, quando puder visite porque de certeza que vai gostar :)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário