Dos mais clássicos aos mais modernos, dos mais banais aos que nos dizem muito ...
Aqueles que guardamos desde infância, aqueles que os nossos pais guardam desde infância ...
Os que nos trazem memórias que ninguém pode igualar ...
Os que são novidade, que nos deixam enamorados e depressa passam a fazer parte da nossa coleção ...
Assim são os ornamentos de Natal em todas as casas que o celebram.
Simples artigos de decoração ou carregados de histórias são "tão iguais mas tão diferentes" em cada canto do nosso mundo, muitos deles são transversais a credos e continentes, como as bolas, as estrelas, as "meias" para deixar os presentes, flocos de neve, casinhas de gengibre, muito vermelho e dourado em torno de figuras do Pai Natal ... mas existe sempre aquele mais típico de cada país.
✨Na Chéquia os cristais da Boémia ganham (ainda mais) destaque, os pingentes maravilhosamente decorados com imensos pormenores e detalhes Natalícios, ou os sinos com focos de brilho que iluminam a sala são os mais tradicionais.
✨Sabiam que na Costa Rica as crianças escrevem cartas ao Menino Jesus e não ao Pai Natal ?
Talvez seja por isso que é tão comum encontrar ornamentos alusivos ao Menino Jesus para a decoração Natalícia.
✨Na Hungria as bolachinhas artesanais decoradas transformam-se em ornamentos e fazem companhia a muitos anjinhos de vários materiais, muitos deles passados de geração em geração.
✨E o pickle Alemão ?
Na Alemanha existe um ornamento em forma de pickle (de pepino) escondido, diz que é símbolo de sorte e prosperidade para os adultos ou presentes extra para a criança que o encontrar.
Há quem não encontre piada nisto e há quem faça disto piada, ao decorar toda a árvore com ornamentos em forma de pickle.
✨No Japão não existe propriamente um símbolo típico, o foco é ser azul.
Em muitas casas Japonesas o ornamento não é caracterizado por um objeto, as decorações são simplesmente pingentes em forma de lágrima com seus pontos de luz azul, símbolo de pureza, harmonia e proteção, assim se acreditava na cultura ancestral.
✨Em alguns países Nórdicos os "tradicionais" enfeites são substituídos por símbolos da Natureza, como pinhas, galhos, Renas, nozes, e até tâmaras e bagas.
✨Os Elfos da Islândia (que deixam os presentes no sapatinho) surgem em todas as formas e feitios, dos mais fofos aos mais atrevidos que aparecem em posições divertidas e inusitadas.
Grandes ou pequenos, na nossa árvore ou no meio da nossa cidade ... entrem no espírito e deixem-se levar pela magia do momento.
Boas festas
Cuidem-se
💋
Comentários
Enviar um comentário