A vida é feita de causas, de boas causas ...
E quando podemos optar por algo que nos faz sentir bem em todos os sentidos, é juntar o útil ao agradável.
Nesta altura da Páscoa existe a tradição de oferecer amêndoas e ovos de chocolate, mas são muitos os países que optam por chocolate em barra, simples ou com sabores.
"Reza a lenda" que os ovos da Páscoa estão envoltos em simbolismo religioso, que significa todo o sofrimento até à ressureição, e que a "desafiante" confecção do chocolate e seus variados processos simboliza todo o percurso de Jesus.
Mas, apesar de hoje em dia os ovos de chocolate serem vistos por muitos apenas como uma guloseima, existem alguns países (ou famílias) que oferecem o chocolate em barra para se afastar um pouco da tradição Católica. Sabiam disso ?
As coisas que vamos aprendendo ao longo da nossa vida ... é por isso que digo que viajar e conhecer outras culturas não tem preço ...
Sabiam que nos mercadinhos de Páscoa pela Europa é muito comum confeccionar barrinhas de chocolate de raiz em frente aos clientes ? Mestres chocolateiros criam autênticas obras de arte com frutos secos, fruta fresca e até flores. Tudo feito artesanalmente e com produtos biológicos como manda a tradição (muito comum na Áustria, por exemplo).
Depois, são partidos em pedaços "toscos" com peso variado, colocados em bonitos embrulhos e oferecidos aos afilhados na Páscoa.
Muitos dos apreciadores dizem que o melhor chocolate do mundo vem do Equador, e que quem nunca provou não sabe o sabor do verdadeiro chocolate ...
Ninguém quer viver na ignorância, concordam ?
O que é certo é que é cada vez mais fácil apreciar um bom chocolate vindo do Equador, e se existe uma marca que se encontra bem pertinho da perfeição é a Pacari.
A marca nasceu em Quito, no Equador, pelas mãos de Santiago Peralta que tinha o sonho de mudar o Mundo, inspirado pela eco sustentabilidade que lhe corre nas veias e com vontade de deixar um impacto positivo no Planeta.
Pacari significa Natureza na língua do povo indígena Quechua, e com a missão de proteger e respeitar a Mãe Terra juntamente com Carla Barbotó, Santiago criou muito mais que deliciosos pedaços de chocolate, criou uma marca de causas.
O cacau de origem biológica, nasce numa plantação onde segundo eles "não se mata nem uma formiga", tem como lema o processo ancestral de produção e é transformado em algo impossível de resistir.
Para além das barras de cacau cru, a Pacari conta com várias combinações conhecidas mundialmente, mas essencialmente de produtos locais com grande tradição, são mais de 30 sabores, e acreditem que não é fácil eleger um.
E porque no Equador (e não só) a laranja tem um simbolismo Pascal, é a minha escolha para hoje, não fosse esta uma das minhas combinações favoritas da marca.
Este chocolate com laranja tem apenas 60 % de cacau, o que para mim é sempre pouco, mas confesso que aqui nem faz muita diferença pois é bem saboroso, forte e com aquele amargo que perdura.
A laranja é subtil mas nota-se bem e combina na perfeição com o cacau.
É intenso e docinho ao mesmo tempo, sem sabores artificiais.
Outra coisa que adoro é o cheirinho incrível, quase que parece uma infusão acabadinha de fazer.
Os quadradinhos são rijos mas com uma leve cremosidade, deixem derreter na boca e vão sentir todos os sabores, numa explosão de misturas e texturas.
Em Portugal custa entre 3€ a 4€, conforme a percentagem de cacau.
Rosa Andina, Maracujá, Café, Azeitona, Mamoncillo (fruta indígena), Guaviduca (planta medicinal), Mortino (mirtilo dos Andes), Pimenta doce, Sal de Cuzco, Gengibre, Figo e tantos outros sabores resultam numa combinação perfeita, para saborear sem pressas.
Entre muitas das coisas boas da marca, existe ainda uma colaboração com a WWF, é uma edição limitada de 4 chocolates, podem ser adquiridos separadamente ou em caixinha, cada um tem um sabor distinto e uma embalagem com a imagem do Animal que necessita de ajuda na conservação da sua espécie e habitat (como podem ver nas imagens da Pacari que partilho em baixo), uma percentagem das vendas reverte para a WWF e o projeto em questão.
@pacari
Com o mote "From Tree to Bar", Pacari é assim uma marca vegan, isenta de glúten e de soja, artesanal, sustentável, de comércio justo, cheia de prémios e certificações orgânicas e ambientais.
É sem dúvida uma das marcas que vale (muito) a pena conhecer ... eu adoro.
E se nesta Páscoa oferecerem um chocolate que faz a diferença ?
Parece-vos bem ?
Cuidem-se !!!!
💋
Adorei!! Compraria todos... Muito gostoso!!🌹🌹💙
ResponderEliminarFeliz Pascoa