Hoje o Carnaval foi cancelado, mas a esperança não ...

Carnaval de Veneza ... para mim é sem dúvida o mais bonito do mundo.

A história diz que a tradição do Carnaval em Veneza surgiu do encontro entre nobreza e povo, que acontecia na noite em que a nobreza saía dos seus salões de baile e se misturava com o povo nas ruas, debaixo das suas máscaras elaboradas podiam assim permanecer incógnitos e desfilar pelas ruas da cidade, onde se dizia que a animação e o convívio era bem maior.

Foi cancelado durante quase 200 anos no período das guerras e conquistas de Impérios, mas o Carnaval renasceu nas ruas de Veneza e a tradição das máscaras nobres permaneceu até aos dias de hoje, cada vez mais bonitas e adornadas.

Até aos dias de hoje ... é como quem diz ... este novo normal, que de normal nada tem trouxe o cancelamento dos festejos carnavalescos um pouco por todo o mundo e claro, Veneza não foi excepção.

2021 não tem enchentes de turistas nem música alta, não tem alegria nem chuva de cor, mas mesmo assim em tempos de pandemia um pequeno grupo de pessoas foi até à Praça de São Marcos para assinalar a data.

@Manuel Silvestri // Reuters 

O covid 19 deixou o mundo do avesso, e os poucos moradores e jornalistas que assistiram a esta "homenagem" falam dela com um misto de emoções, pois realmente penso que nenhum de nós estava preparado para viver uma pandemia com todas as restrições e emoções que sentimos. Dizem que as máscaras de proteção contra o covid eram visíveis através das máscaras de Carnaval e que o silêncio apenas foi interrompido pelo sino da Basílica.  

Assim se perde mais um pouco da magia, assim se ganha mais um alerta para a realidade. As vestes coloridas este ano são bem mais negras e a máscara escolhida pela maioria foi a do "médico da peste", também conhecida como bico de pássaro, muito comum nas pinturas e gravuras alusivas ao tempo da peste negra.

@Manuel Silvestri // Reuters

Os médicos usavam uma máscara em forma de bico de pássaro, comprida e preenchida de óleos aromáticos, folhas de hortelã e até pétalas de rosa para afastar o odor terrível da doença 😞 com apenas dois orifícios minúsculos, suficientes para conseguirem respirar.

Quem nos havia de dizer ...

Hoje Veneza está mais triste, hoje o mundo está mais triste ... resta a esperança de melhores dias, de melhores anos em que a alegria supere tudo isto, em que voltem as gargalhadas nas ruas e os abraços ... hoje o Carnaval foi cancelado, mas a esperança não ...

Cuidem-se !!!!

Beijinhos 💋



Comentários