Green School | Poderá o futuro ser assim ?

Com tudo o que se passa no mundo, é inevitável seguirmos em frente sem que sejam feitas mudanças, sejam elas no dia-a-dia, no trabalho, na sociedade, no corpo ou na mente.

Escolas verdes, um conceito que já não é novidade - pelo menos em Bali - mas que poderá ser uma mais valia para outros países. Poderá ser este o futuro do ensino um pouco por todo o mundo ?

O conceito nasceu em Bali em Setembro de 2008 com 90 alunos, hoje são mais de 400 e com o apoio da ONU e de várias personalidades como por exemplo a fantástica Jane Goodall, também já chegaram a outras paragens como África do Sul, Nova Zelândia ou México. 



Green School é o sonho de educar a mente mas também o coração, é uma maneira de aprender as matérias escolares ao mesmo tempo de capacitar todos a serem melhores pessoas, a cuidar de si, dos outros, dos animais e do Planeta.

As aulas são lecionadas ao ar livre, no meio de estruturas de bambu que formam "salas" abertas, onde o contacto com a natureza é levado a sério. O mote é a sustentabilidade, pois um mundo melhor é aquele em que a natureza, os humanos e os animais estão em sintonia. E, como dizem os fundadores "antes de ensinarmos as crianças a proteger o ambiente é necessário conectá-las com a nossa Mãe Terra". 



Os 4 pilares da aprendizagem são baseados nisso mesmo :

🌱sustentabilidade : aprender a respeitar o mundo como um todo, com escolhas mais sustentáveis e responsabilidade global

🌱interculturalidade : compreender e respeitar as diferentes culturas do mundo

🌱desenvolvimento social e pessoal : capacitar pessoas para uma maior compreensão de si mesmo e dos outros 

🌱interligação com a natureza : compreender, respeitar e vivenciar a natureza e a biodiversidade do Planeta como "estilo" de vida. 



Existem programas "extracurriculares" cheios de aventuras na natureza, para todos os alunos com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos, como caminhadas nas montanhas sagradas, mergulhos responsáveis e eco-sustentáveis, ciclismo pelos arrozais ou "trabalhar" na conservação da floresta de bambu.

Mas não fica por aqui, também as famílias podem participar em campos corporativos com atividades tão diversas como aulas de cozinha vegetariana, ioga do riso, fabrico de sabão artesanal, plantação de mangas, construção de jangadas de bambu ou participar na confeção de chocolate biológico, entre outros. 



Parece um mundo encantado, não acham ? 😊

A Green School promove ainda atividades abertas a toda a comunidade como limpeza de praias e florestas, mercadinhos biológicos, recolha de óleos usados para reciclagem e muito mais.

Podem ficar a conhecer estes e outros projectos do grupo no site oficial, onde podem também fazer o download grátis do Ebook "7 dicas para uma vida mais sustentável" .

Ebook grátis  🠞🠞  AQUI  🠜🠜


Queremos mais acções fantásticas destas.

Poderá este ser o futuro ?

Gostaria muito que esta excelente iniciativa pudesse um dia estar disponivel para todas as crianças em qualquer parte do mundo, e vocês ? 

Beijinhos 💋



* Deixo aqui um agradecimento especial para toda a equipa de comunicação da Green School Bali , por toda a simpatia, pelas palavras bonitas, pela autorização desta publicação e pelo maravilhoso trabalho que desenvolvem
Muito obrigada 💚

* Todas as fotos são da página oficial da Green School Bali e foram gentilmente autorizadas a publicar 



Comentários