Ponte Carlos, o local mais percorrido (e concorrido) de Praga

Ir a Praga sem percorrer a Karluv Most (Ponte Carlos) é quase como ir a Roma sem ver o Papa 😊

Há uns séculos atrás, a Ponte Carlos era a única travessia para quem queria atravessar o rio Vltava.
Hoje em dia a capital da República Checa (a minha lindíssima "segunda casa") já conta com várias pontes, mas nem por isso esta deixa de ser a mais frequentada.

www.abellaeomundo.com praha

Mandada construir por Carlos IV para substituir uma ponte que tinha sido destruída pelas cheias, é sem dúvida um dos marcos imponentes da cidade.

Se inicialmente contava apenas com um enorme crucifixo, aos poucos a ponte pedonal foi sendo decorada com estátuas, que hoje servem de pano de fundo a fotos de turistas do mundo inteiro.
São perto de trinta, sendo a mais famosa a de São João Nepomuceno, a primeira a ser instalada.

abellaeomundo praga travel
 S. João Nepomuceno

abellaeomundo praha
Cristo entre S. Cosme e S. Damião

abellaeomundo travel prague
 S. João da Mata, S. Félix de Valois e Ivan o Abençoado

abellaeomundo praha pontecarlos
S. Francisco de Assis entre os anjos
S. Norberto, S. Venceslau e S. Segismundo

Do lado da Cidade Velha somos "convidados" a entrar pela Torre da Ponte, gótica e com um pináculo em cunha conta com um ponto de observação no telhado, é decorada com esculturas douradas do seu criador Peter Parler, como por exemplo : São Vito (o santo padroeiro), Carlos IV e Venceslau IV.

A Bella e o Mundo Ponte Carlos Prague
Torre da Cidade Velha

Do lado do Bairro Pequeno (quem vem do Castelo) a entrada é feita pela Torre do Bairro Pequeno, também gótica, com pináculo de observação ao lado da torre inicial - mais pequena e que é um vestígio que restou da ponte Judite do século XII, destruída pelas cheias e que deu lugar à ponte Carlos.

A Bella e o Mundo Ponte Carlos Praga
Torre do Bairro Pequeno

Os ingressos para subir aos pináculos são vendidos no local e custam à volta de 5€, mas atenção pois tem uma escadaria gigante !!!

Não é fácil circular pela ponte, pois está quase sempre cheia de pessoas, muita animação, músicos de rua e vendedores de artesanato, mas é sem dúvida um local de passagem (e paragem) obrigatória onde se pode apreciar a arquitectura deslumbrante mas também a vista para o rio e para os dois lados da cidade.

A Bella e o Mundo Ponte Carlos Praga

A Bella e o Mundo Ponte Carlos Prague

A Bella e o Mundo Praga - Republica Checa
Ponte Carlos vista da ponte Mánesuv

A Bella e o Mundo Ponte Carlos Praha
Ponte Carlos vista do Dique, perto do Museu Smetana

É envolta em mistérios e lendas e alguns podem achar que até há qualquer coisa sinistra à noite - eu não gosto das teias de aranha que brilham (e muito) nas estátuas durante a noite, mas é uma boa altura para um passeio tranquilo.

Uma curiosidade é que durante o solstício de Verão é possível ver o sol completamente alinhado por baixo da Torre da Cidade Velha, até desaparecer através da Catedral de São Vito, há quem diga que é uma lenda, um fenómeno com um simbolismo oculto ou um sinal de "outros tempos" ... este ainda não tive a oportunidade de presenciar ...

Hoje o São Pedro não colaborou, mas em Praga qualquer céu nublado fica bonito 😂

E vocês já conhecem ?

Boas viagens.
Beijinhos e muitas fofurices 💋


Comentários

  1. Olá Bella, sem dúvida são lugares lindos para visitar!!! Infelizmente nunca lá estive, mas pelas fotos já dá para ver um pouco da sua beleza..Muito obrigada por me fazer sonhar sem sair do lugar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda não fui a Praga, mas gostava muito de conhecer esta cidade. Tendo o meu sobrinho mais velho vivido aí durante uns meses, fiquei a conhecer mais um pouco dos seus encantos pelo que contou, mas nada como ver com os meus próprios olhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra, eu também sou um bocadinho assim ... nada como ver para crer !!!
      Mas com o que os outros nos contam também fica a vontade de conhecer 😊
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Já estive em Praga, em 2018. Essa ponte, realmente, era uma verdadeira atração.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário